Louvor e adoração um blog que toca o coração de Deus !!!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Exercícios



1 - Inspirar expandindo o tórax. Você deve sentir o alargamento das costelas flutuantes, mais ou menos na altura da cintura. Não levante os ombros nem estufe o peito! cuide também para que a musculatura do pescoço não esteja tencionada. Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona).

2 - Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som "sssss... "(contínuo) durante a expiração. procure manter o som homogêneo, estável, sem variação de intensidade, e durante um tempo confortável, sem exageros.

3 - Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em "s "(stacatto). A cada som corresponde uma expansão do tórax(como se quisesse alargar ainda mais a cintura).

4 - Alternar os exercícios 2 e 3: s-s-s-s-ssssssss (stacatto/ contínuo).

5 - Repetir os exercícios com os sons de ch e depois com f. Marque o tempo confortável para manter um som contínuo, homogêneo, sem oscilações (sss,ch,fff). A partir deste tempo básico, comece aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade.
Observação: note que mudanças na sua rotina como: dormir mais tarde do que o costume, uma gripe forte, uma situação de estremo cansaço etc. podem afetar significativamente o seu desempenho. Quando isto ocorrer, não desanime: use esta constatação a seu favor, ampliando sua capacidade de auto-conhecimento.
Saber como funciona o seu corpo è fundamental para quem quer cantar!


Exercício Para Relaxamento

1- Com os olhos fechados, comece a massagear a cabeça com as pontas dos dedos (lavar a cabeça), ao mesmo tempo vá eliminando todo e qualquer pensamento.

2- Alternando a palma da mão e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto).

3- Movimente a cabeça para um lado e para outro (direita e esquerda) como se quisesse encostar a cabeça nos ombros (não mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabeça para frente e para trás, por último faça movimentos de rotação com a cabeça.

4- Com os ombros soltos ao longo do corpo, faça movimentos de rotação dos ombros, para frente e para trás.

5- Alongar o corpo em todas as direções.

6- Em pé procure alcançar o teto com as mãos. Tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braços e as laterais do tronco.

7- Com as pernas e os pés soltos, dê chutinhos no ar.

Como aquecemos a nossa voz é de imensa importância o desaquecimento vocal. Deve ser feito após o canto ou qualquer espécie do uso da voz. O desaquecimento serve para colocar (posicionar) as cordas vocais na linha média, pois após o esforço, elas estão separadas.

8 - Glissando (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns três minutos;
- Bocejo 15x
- Ressonância: (hum - suave);
- Trabalho de lábios faz vibrar por fora das cordas vocais (dó - ré - mi - ré - dó).

O controle da respiração é fundamental para quem quer cantar. Será que você está aproveitando toda a sua capacidade respiratória?

Na inspiração, o tórax se alarga e o diafragma, contraído, fica em uma posição baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura relaxa, encolhendo o tórax e elevando o diafragma, o ar sai (expiração).

Nenhum comentário: